Notícias

3 mil Toneladas de Entulho Recicladas em Obra de Construção Civil

01/11/2023

Piracicaba (SP), 30 de outubro de 2023 – Uma obra de construção civil pode gerar, durante toda sua edificação, grande quantidade de entulho. Como forma de reduzir o impacto ambiental, a construtora Vitta Residencial utiliza em seus canteiros em Piracicaba um triturador de resíduos. O uso do maquinário oferece diversos benefícios, além da limpeza e organização, proporciona vantagens econômicas, sociais e ambientais.

A construtora mantém um britador de pequeno porte que permite manter a reciclagem de entulho ao longo da construção. Porém, no empreendimento Blend (que iniciou as obras recentemente), localizado na Rua Marianna Rochelle Caselatto, 155, na Vila Industrial, pelo grande volume de entulho gerado após a demolição de um barracão no local, foi decido pela construtora, a locação de um equipamento de grande porte. A grande quantidade de entulho, como piso de concreto armado e paredes de bloco de concreto, passou pelo processo de reciclagem e se tornou matéria prima para a própria obra. Foram recicladas cerca de 3 mil toneladas de entulho, transformados em RCC (Resíduo da Construção Civil), que será utilizado como sub base para pavimentação do empreendimento.

Para o diretor da Vitta em Piracicaba, Fernando Berto, a reciclagem de materiais na construção civil é um tema importante que vem ganhando cada vez mais relevância nos últimos anos. “É mais do que uma simples prática sustentável. Trata-se de uma abordagem fundamental para reduzir o impacto ambiental associado à indústria da construção. Dessa forma, conseguimos utilizar um material reciclado no lugar de um material que teria que ser retirado da natureza, no caso a pedra brita”, explica.

O processo de reciclagem é feito por uma empresa terceirizada. O equipamento é resistente e com alto poder de processamento, permite a trituração de grandes quantidades de resíduos de sobras e blocos quebrados de concreto e argamassa. “É uma forma de diminuir o descarte de entulho, o que gera uma redução dos poluentes e geração de economia”, complementa.

Para Berto, a reciclagem na construção civil não apenas preserva recursos, mas também ajuda a mitigar os impactos negativos sobre o meio ambiente. “Incorporar práticas sustentáveis na construção é essencial para promover um futuro mais equilibrado e ambientalmente consciente”, finaliza o diretor da construtora.

Fonte:
Jornal da Construção Civil