Notícias

Moto brasileira movida a hidrogênio

01/03/2018

Um trabalhador brasileiro da construção civil criou, na sua garagem, em São Paulo, a “Moto Power H2O”. A moto de 1993 de Ricardo Azevedo funciona agora com a ajuda de água. Uma bateria de um carro produz a eletricidade e, através de eletrólise, o hidrogénio é separado das moléculas de água. O processo resulta em combustão o que cria a energia necessária para pôr a funcionar a moto:

“Este equipamento quebra a molécula de água transformando essa molécula em oxigénio e hidrogénio. O hidrogénio sai em maior quantidade e eu uso-o para o funcionamento do motor da moto”, explica Ricardo Azevedo.

Seis meses depois de lançar este conceito e de ter feito mais testes e melhorias, o seu criador acredita que o projeto pode contribuir para reduzir o nível de poluição. Em vez de monóxido de carbono a sair pelo tubo de escape temos vapor de água:

“Esta moto é movida a hidrogénio retirado da água e nos testes híbridos que fiz ela chega a fazer 500 quilómetros com um litro de água”, adianta o seu inventor.

Esta não é, seguramente, a única resposta às necessidades globais de energia, mas é, pelo menos, uma potencial alternativa aos combustíveis fósseis:

fonte:Euronews